quinta-feira, 17 de março de 2011

DIA DA ESCOLA



                    Data festiva 19 de março: DIA DA ESCOLA

        Os governos do nosso país investem cada vez mais em prédios escolares, com instalações dignas para uso do corpo docente, discente, administrativo e comunidade. Precisamos saber como tudo começou a ser construído, e a partir de quem lutou para fixar suas novas idéias no panorama educacional do Brasil.
        Para comemorar esse dia é necessário que falemos um pouco do pensador e teórico da educação brasileira.

                                          Anísio Spínola Teixeira



Baiano de Caetité, nascido em 12 de Julho de 1900, estudou em colégios jesuítas na Bahia e cursou direito no Rio de Janeiro, onde diplomou-se em 1922.
Em 1924 tornou-se inspetor-geral do Ensino na Bahia.
De 1925 a 1929 viajou para Espanha, Bélgica, Itália, França, e Estados Unidos com o objetivo de observar os Sistemas de Ensino nesses países, pelo fato de como pensador ter uma atitude inquieta, e por pensamentos próprios diante dos fatos, considerando a verdade não definitiva, mas a verdade que se busca continuamente.
De 1931 a 1935 foi nomeado diretor da Instrução Pública do Rio de Janeiro; criou nesse período a Rede Municipal de Ensino da Escola Primária à Universidade.
Em 1936 retorna à Bahia, e  em 1947 assume a pasta da educação.
Em 1952 tem atuação brilhante à frente do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos; a meta era a valorização da pesquisa educacional no país.
Em 1964 deixa o Instituto que hoje tem o seu nome, indo lecionar em universidades americanas.
Em 1965 retorna e atua como membro do Conselho Fedeal de Educação.
A tríplice revolução da vida intelectual (ciência industrial e tecnológica), e social (democracia) o levaram a
conscientização e a lutar pelas transformações educacionais no Brasil, essa foi sua visão : de que só através da educação uma nação se define para o bem de um povo.
A percepção do mundo e sua transformação despertaram em 1920 intelectuais, pensadores e teóricos da época a criar um sistema de ensino livre e aberto para combater as desigualdades sociais; nascia o movimento da Escola Nova que em 1930 editavam o Manifesto da Escola Nova tendo como objetivo a universilização da escola pública e gratuita, que era encabeçada por Anísio Teixeira (pensador, teórico e advogado), Fernando Azevedo (que aplicou a sociologia à educação), Lourenço Filho (professor) e Cecília Meireles (poetisa).
O movimento durou algumas décadas, incomodando os defensores das escolas religiosas e particulares, por sua duração influenciaram Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes.
Anísio Teixeira foi mentor da universidade do Distrito Federal no Rio de Janeiro e da universidade de Brasília onde foi reitor.
Todo o processo de observação e idéias teve a inspiração do seu professor de pós-graduação nos Estados Unidos, John Dewey.

Citações:

"A responsabilidade da Escola Nova é educar e não só instruir."
"Ensinar atitudes e senso crítico."
"Ensinar a viver com mais inteligência, tolerância e felicidade."
"O homem educado é aquele que sabe ir e vir com segurança, pensar com clareza, querer com firmeza e agir com tenacidade."
"A transformação do mundo requer o homem preparado e consciente."

Sugestão de livros escritos:
  • A educação e a crise brasileira               
  • Educação é um direito
  • Educação e o mundo moderno
  • Educação e universidade
  • Educação no Brasil
  • Educação não é privilégio
  • Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola.

                                     "A educação não é um privilégio."

                 " A educação está em mudança permanente, em permanente
                    reconstrução."

                                                       Anísio Teixeira

Fontes:
http://www.faced.ufba.br/
novaescola@atletor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário