O Teatro Brasileiro
Em 1564 instala-se no Brasil o teatro, com propósitos exclusivamente religiosos.
A metodologia usada pela Companhia de Jesus, tendo a frente os padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, usam como recurso didático-pedagógico, para catequizar os índios as encenações teatrais, de início na linguagem usada pelos índios (a língua tupi-guarani); para mais além língua portuguesa e espanhola.
Com a chegada da família real ao Brasil, os investimentos foram nas áreas educacionais e culturais, faziam parte dos projetos a construção de teatros e escolas.
Os mais belos teatros ao meu ver, do Brasil.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Teatro Municipal de São Paulo - São Paulo

Teatro Amazonas - Manaus

Teatro Arthur Azevedo - São Luís - Ma
Teatro Castro Alves - Salvador - Ba
A todos que fazem parte desse belo mundo: dramaturgos, atores, cenógrafos, dubladores, produtores e todos que se envolvem direta ou indiretamente com o espetáculo... PARABÉNS!
Desejando que as escolas usem como os jesuítas, a arte cênica cada vez mais como metodologia para facilitar o aprendizado.

P.S. - Que nossos educadores não deixem passar em branco datas comemorativas, que mesmo sem fazerem parte oficial dos eventos escolares, venham a fazer parte da pesquisa escolar, tornando assim, não só o aprendizado, mas também a descoberta de talentos e o conhecimento histórico de fatos que contribuem para o desenvolvimento humano.
Fonte: http://www.brasilcultura.com.br/
UFGNet,CEDI
Nenhum comentário:
Postar um comentário